Certificação Energética, Avaliação Acústica, Auditorias Energéticas, Projectos Térmicos: Maio 2012

2012-05-13

Certificação Energética - Preços

Os preços dos Certificados Energéticos variam de acordo com as dificuldades técnicas do respectivo projeto, bem como com as áreas dos respectivos imóveis.

Acresce ainda uma taxa (designada taxa ADENE), que varia consoante o edifício se destine a habitação ou a serviços.

Sugerimos que nos contacte para solicitar o respectivo orçamento.
Poderá fazê-lo por telefone, e-mail, o preencher o nosso formulário de certificação energética.

Telefones:  939 212 479 ou 210 152 467.

2012-05-11

Avaliação Acústica

 Os ensaios e medições acústicas necessárias à verificação do cumprimento do disposto no Regulamento Geral do Ruído são realizados por entidades acreditadas.

Avaliação Acústica - Medições de Ruído - Laboratório Acreditado

A prevenção do ruído e o controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações, constitui tarefa fundamental do Estado, nos termos da Constituição da República Portuguesa e da Lei de Bases do Ambiente.

Âmbito

O Regulamento Geral do Ruído aplica-se às actividades ruidosas permanentes e temporárias e a outras fontes de ruído susceptíveis de causar incomodidade, designadamente:
  • Construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de edificações;
  • Obras de construção civil;
  • Laboração de estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços;
  • Equipamentos para utilização no exterior;
  • Infra-estruturas de transporte, veículos e tráfegos;
  • Espectáculos, diversões, manifestações desportivas,
  • Feiras e mercados.

2012-05-05

Qualidade do Ar Interior - QAI

QAI - Qualidade do Ar Interior
A Qualidade do Ar Interior deve ser avaliada periódica e sistematicamente, com o objectivo de garantir níveis mínimos de qualidade.

Em muitos edifícios, a falta de qualidade do ar interior tem tido um impacto crescente na saúde dos seus ocupantes, dando origem a doenças crónicas (e.g. alergias respiratórias e cutâneas) para além de afectar os padrões de comportamento dos ocupantes com reflexos significativos no bem-estar e na produtividade dos mesmos. O controlo da QAI no interior dos edifícios é sem dúvida, um problema de saúde pública que importa solucionar, em benefício dos seus ocupantes.

De acordo com as novas exigências e disposições regulamentares, no âmbito do RCCTE, para garantia da qualidade do ar interior, são impostas taxas de referência para a renovação do ar, devendo as soluções construtivas adoptadas para os edifícios ou fracções autónomas, dotados ou não de sistemas mecânicos de ventilação, garantir a satisfação desses valores sob condições médias de funcionamento.

No âmbito do RSECE, as novas exigências em termos dos requisitos da QAI, vão desde a imposição, para edifícios novos, de valores mínimos de renovação de ar por espaço, em função da sua utilização, à limitação de valores máximos de concentração de poluentes (CO, CO2, COV's, partículas, etc) até à obrigação de todos sistemas energéticos construídos ou existentes serem mantidos em condições de higiene por forma a garantir a qualidade do ar interior.

Legislação do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE): Decretos-Lei 78, 79 e 80 de 4 de Abril de 2006, que prevê a obrigatoriedade de auditorias à Qualidade do Ar Interior.

2012-05-04

500 mil Certificados Energéticos já emitidos!

No final do 1º trimestre de 2012, foi atingida a meta simbólica dos 500 mil certificados energéticos emitidos.

Este valor surge após o início do sistema de certificação energética em 2007, tendo sido posteriormente alargado a todos os edifícios no início de 2009.

​A certificação energética permite, através da análise efectuada pelos Peritos Qualificados, a caracterização da habitação em termos de sistemas construtivos, sistemas e equipamentos instalados, bem como a descrição do desempenho energético, materializado de uma forma simples mediante a classificação segundo uma escala (desde o menos eficiente, G, até ao mais eficiente, A+). O certificado energético é assim, uma excelente ferramenta informativa para o proprietário ou utilizador do imóvel.

No certificado encontra-se, não só uma caracterização detalhada da habitação, particularmente ao nível dos elementos construtivos e dos equipamentos instalados, como também um conjunto de medidas que permitem melhorar o desempenho energético, estudadas pelo Perito Qualificado que efectuou a certificação.

As medidas propostas podem incidir em intervenções ao nível dos elementos construtivos (como sejam paredes, coberturas ou janelas) ou ao nível de equipamentos para aquecimento ambiente ou sistemas para aquecimento de água. Poderão igualmente ser propostos painéis solares térmicos ou foto-voltaicos, como forma de redução dos consumos energéticos. As medidas de melhoria propostas não são de instalação obrigatória, funcionam sim como recomendações caso se pretenda actuar na habitação com o objectivo de reduzir consumos.

2012-05-03

Certificado Energético ou Certificado Acústico: solicite orçamento gratuito!

Formulário para orçamento de Certificado Energético ou Certificado Acústico (ensaio ou avaliação acústica), disponível no nosso site.


Datada de uma estrutura sólida e com especialistas nas diversas vertentes, a Greenplan presta serviços de altíssima qualidade com o objectivo maior de minimizar prazos e custos para o cliente

Concelhos de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora, Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra.
Agora também estamos presentes no Distrito do Porto e Setúbal, e na Região do Algarve e Oeste.

greenplan.pt  Greenplan.pt
      info@greenplan.pt
      939 212 479 / 210 152 467

certificado energético preço
Formulário para orçamento de certificado energético ou acústico